domingo, 20 de junho de 2010

CONTABILIDADE, ESCRITURAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA

Colegas de classe contábil, amigos leitores, um assunto que vem me chamando atenção a algum tempo é a respeito da obrigatoriedade da escrituração contábil e também o porquê da não existência da contabilidade nas empresas.  Me atrevo aqui a escrever, que a contabilidade além de ser a ciência do patrimônio, atualmente poderia ser chamada também de uma ciência da informação ou ainda "Ciência do Patrimônio e da Informação".
E tenho visto atualmente que alguns colegas não têm encarado isso como premissa verdadeira, pois se esquecem da finalidade da contabilidade, que vai além do preencher guias, fazer folhas de pagamento ou trabalhar como um mero despachante.
É bem verdade que existe uma grande mortalidade de pequenas e médias empresas que não chegam a completar pelo menos cinco anos abertas, isso quando os sócios não encerram as atividades devendo ao fisco e com vários parcelamentos em andamento.  Não será isso a falta de controle ou na verdade de uma contabilidade mal feita ou até inexistente? 
Independente do porte da empresa  a contabilidade é importante, porque geram informações vitais para sua continuidade.  Além disso o novo Código Civil instituido pela lei 10.406 de 10 de Janeiro de 2002, em seu art. 1.179 fala da obrigatoriedade da escrituração contábil.
Outra lei que também promove a obrigação da escrituração contábil é a  lei 123 de 14 de Dezembro de 2006, SIMPLES Nacional, que em seu bojo fala de uma série de benefícios que a empresa só terá se a contabilidade estiver regular.
Não devemos por isso limitar nossos trabalhos e nem nossos honorários, Contador faz contabilidade, é como se pedissemos para um engenheiro fazer uma ponte e eles nos afirmasse o seguinte, -"com cálculo é um preço sem cálculo é outro preço", a ponte com certeza não vai durar muito tempo, assim como a empresa sem contabilidade também não dura.
Deixo aqui um alerta para revermos nossa atitudes e responsabilidades como contadores.  


Por: Antonio Avelino da Silva Junior.